quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Pão recheado




Prometi o pão de calabresa e o de presunto e queijo para a minha afilhada de casamento Carol desde o ano passado. E como promessa é dívida, lá fui eu para a cozinha realizar minha tarefa. Só que como achei que o pão ficou um pouco pesado das últimas vezes que diz, resolvi fazer algumas adaptações na receita original. E é claro, mudei também o recheio, afinal, com uma receita dá para fazer dois pães grandes como esse da foto (dava para ter colocado em uma fôrma maior, mas como só tinha essa de furo no meio, usar as outras representaria um problema para carregar). 

Os recheios, então, foram bem clássicos: calabresa com MUITA cebola e presunto com queijo (quem não ama essa combinação?). 

Vamos aos ingredientes e suas modificações:
1 kg farinha de trigo
30g de fermento biológico seco (dois saquinhos. Um dia ainda tento um saquinho só)
1,5 xícara (chá) de água morna (a água pode variar um pouco, dependendo do clima, do dia, da farinha, enfim.... Nesse dia acabei usando um pouco mais até)
1 xic. de açúcar
1 colher de chá de sal
3 ovos inteiros
0,5 xic de azeite (ficou bemmmm melhor com azeite)

Modo de Fazer:Eu ando preguiçosa e coloco na minha super batedeira. Mas se você não tiver, usa a técnica antiga. Joga a farinha em uma superfície boa para sovar a massa. Faz um buraco e coloca o fermento. Depois vai colocando a água, sal, açúcar, ovos e azeite. Mistura e sova até a massa ficar homogênea. Espere crescer por uns 30 minutos ou até dobrar de volume.

Recheio:
3 calabresas  em rodelas finas 
5 cebolas em rodelas
Tudo na frigideira sem óleo nem nada.

O de presunto e queijo fica do seu gosto, c

Divida a massa e abra a primeira para colocar o recheio de calabresa. Enrole como um rocambole e coloque na forma untada. O mesmo com a massa de presunto e queijo. Cubra com um pano úmido (de preferência morno) e deixe descansar até crescer. Passe uma gema por cima e leve ao forno médio (não muito alto!) por 30 a 40 minutos ou até que o pão esteja douradinho por cima.

Olha como fica depois de enrolado:


E aqui está ele assadinho.... 



0 comentários:

Postar um comentário