quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Estrogonofe de carne sem lactose

Atualização! 
Depois de refazer a receita algumas vezes, esse de agora ficou muito melhor!



Ingredientes

1 cebola
3 dentes de alho
350 g file mignon picado
200 mL leite de amendoas (ai use o amido de milho) ou creme de leite de amêndoas (o leite é mais ralo e coado. Dessa vez deixei de molho 1 xicara de castanhas de caju cruas e amendoas, um mix das duas e joguei fora a agua. Depois bati com mais ou menos 3/4 a 1 xicara de agua, o suficiente pro liquidificador mexer. Deixei batendo muito tempo ate ficar um creme e voce nao sentir mais pedacos de castanha. Ficou um creme super consistentr)
1 xícara de extrato de tomate (de preferência orgânico!!) ou use tomates picados bem maduros
200 g tofu (opcional)
1 embalagem de shiitake ou cogumelos frescos
1 c.café de amido de milho ou outra farinha mais saudavel pra engrossar (isso se voce estiver usando o leite de amendoas e nao o creme de leite) 
1/4 xicara de conhaque, cachaca ou outra bebida do genero.

Modo de fazer:
Refogue a cebola e depois o alho. Tempere a carne com sal e pimenta e coloque na panela para fritar um pouco. Jogue o conhaque pra apurar l sabor. Acrescente o cogumelo picado e o tofu (se estiver usando. Eu confesso que nao sou a maior apreciadora de tofu). Coloque o  tomate e mexa bem. Espere cozinhar um pouco. Acerte o sal. Acrescente o creme de amendoas ou, se estiver usando o leite, bata antes ele com a farinha pra nao empelotar. Deixe cozinhar mais um pouco e bom apetite! 

Ah! Para substituir o creme de leite tambem da pra usar aquele creme de leite de arroz (que já está vendendo no Zona Sul e Pão de Açúcar - acho que a marca é isola bio).

Fazer o leite de amêndoas é fácil. Eu deixo de molho mais ou menos 300, 400 g de amêndoas. Deixo uma noite inteira. No dia seguinte eu escorro a água, lavo mais um pouco e bato no liquidificador com água filtrada (cubro um pouco acima das amêndoas). Depois disso é só coar com um pano. O resíduo das amêndoas vai para o forno, virando uma deliciosa farinha de amêndoas e o líquido eu congelo em várias porções para usar nessas ocasiões (não dá para fazer tudo sempre, né? hehee)

Ps: na falta de batata palha, rola usar semente de girassol so pra sentir o gosto crocante (nao é pra imitar!)

Bom apetite!!!


A foto não está das melhores, mas ficou muito gostoso!


0 comentários:

Postar um comentário