quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Lasanha sem glúten e sem lactose


Fotinhos atualizadas com a última que fiz.


Lasanha é um dos pratos que beira a unanimidade. Conheço poucas pessoas que não gostam (cabem nos dedos de uma mão). Aqui em casa ela é unanimidade e tem que rolas pelo menos uma vez por mês.
Essa receita já estava por aqui, mas resolvi editar porque conheci outras marcas sem glúten surgiram e fui aprimorando a receita. 

Ingredientes do molho
1 alho poró
1 cebola
4 dentes de alho
1 kg g carne moída
Manjericão batido com um pouco de água (a seu gosto)
1 cenoura picadinha
2 tomates sem sementes em cubinhos
1/4 pimentão vermelho orgânico (se não for orgânico, melhor dispensar porque o pimentão é um dos alimentos com maior quantidade de agrotóxicos)
2 potes de molho de tomate orgânico (se for caseiro, melhor ainda! E aqui vale a mesma observação do pimentão... o tomate também geralmente leva uma grande quantidade de agrotóxicos, fiquem de olho!!!)
Sal e pimenta
1 pimenta dedo de moça sem as sementes (se você gosta de comidas picantes, coloca com semente e tudo)
Azeitona a gosto picada

Refogue cebola, alho e alho poró. Junte a pimenta dedo de moça, cenoura e o pimentão. Coloque a carne temperada com sal e deixe fritar. Acrescente o molho e o manjericão e deixa no fogo baixo até cozinhar, deixando caldo no molho (as vezes eu acrescento um pouco de água  quando necessário).

E como fazer um queijo??? Mais uma vez eu achei na Prana um produto delícia!!! E sem conservantes! É o Mandiokejo, é feito de mandioca (assim como a massa de lasanha) e derrete como se fosse queijo!!!! É só fazer como na instrução da embalagem. Ele não tem soja!!! Ufa.... Eu sempre acho muitos queijos de soja, só que não uso porque 99% da soja que encontramos no mercado é transgênica. Eu tenho todo cuidado na hora de comprar o tofu (uma das poucas coisas de soja que eu consumo) e sempre procuro saber se é orgânico, transgênico e tal.

Aqui entra uma parte da atualização da receita.... O intolerante a lactose aqui em casa é o marido, só que ele tolera muito bem o queijo de cabra. O problema era que ele não curtia muito o sabor desse queijo e aí recorríamos ao Mandiokejo. Só que ele agora se apaixonou pelo queijo pecorino (De origem italiana, eu acho....) e o Manchego (esse é espanhol). E eu juro que não sabia, até hoje, que o pecorino era de cabra..... E agora nossa vida mudou!!! hahahahah

Então, o problema queijo está resolvido na nossa vida :-P 


A montagem é simples! Uma concha de molho na parte de baixo do pirex (só pra dar uma molhadinha na primeira camada de massa. Depois vem a massa, molho, massa, molho até você chegar na parte de cima da travessa, tendo o maior cuidado para não deixar muito cheia para não transbordar na hora de ir ao forno. A última camada é de molho e depois queijo. Leve ao forno (médio/alto) por uns 15/20 minutos!




Viu como derrete mesmo?

Um comentário: