domingo, 15 de dezembro de 2013

Empadão de jaca verde - sem glúten

Depois de comer uma coxinha de jaca verde e um pastel de forno de java verde, cismei que queria tentar fazer. A primeira pergunta: onde arrumar jaca verde? E foi aí que pedi para o pessoal da Feira Orgânica do Itanhangá uma jaca verde só pra mim! Como sempre, a Vanessa na semana seguinte apareceu com a minha jaca, linda e verdinha!!!! 
O próximo passo seria abrir a jaca, o que eu nunca tinha feito em toda minha vida. Mas a Maria estava aqui em casa e me ajudou com essa tarefa muito chata de tirar aquele meio da jaca, que solta uma gosma que não sai a não ser com óleo (eca!). Depois de tirar esse meio descobri que dava pra ter cozinhado com tudo que ele saía muito mais fácil (dããã, por que não leu antes, ne?). 
Seguindo em frente, coloquei os pedaços de jaca na panela de pressão e cobri com água. Levei para o fogo e, depois que começa a apitar, você conta 15/20 minutos. Espera soltar a pressão antes de abrir! 
Quando abri a panela a jaca estava transformada! Tirei os pedaços e comecei a descascar a parte verde. Os caroços da jaca vão se soltando facilmente e fica só a carne da jaca. Descobri (também depois de jogar fora os caroços que eles podem ser usados como petisco, fica parecendo uma batatinha, mas isso vai ficar pra próxima).
Se alguém quiser ver um vídeo de como fica, segue esse link: http://presuntovegetariano.com.br/receitas/vegan/carne-de-jaca/. Eu realmente não sei fazer vídeos....
A jaca já desfiada ficou assim:


Como deu uma grande quantidade, dividi em três sacos e congelei. 

O primeiro saquinho foi usado para o empadão. 

Para o recheio:
2 cebolas picadas
4 dentes de alho
1 pote de extrato de tomate (orgânico!!!!)
1 kg de jaca verde desfiada
Temperos a gosto (eu usei alecrim, um pouquinho de curry e tomilho, além de pimenta do reino e sal, claro)
2 colheres de sopa de óleo (uso sempre de babaçu, mas pode ser qualquer um)

Modo de preparo:
Refogue a cebola e o alho até dourarem. Coloque a jaca verde cozida e adicione os temperos a seu gosto. Misture o extrato de tomate e deixe secar um pouco, porque o recheio não pode soltar muito líquido. A jaca acaba puxando, mas se você achar que vai ficar com muita água, reduza a quantidade do molho. O meu é bem concentrado, por isso não me preocupei. Acerte o sal e deixe esfriar.


Massa:
2 xícaras de farinha de arroz
1 xícara de fécula de batata
1/2 xícara de polvilho doce
1/2 xícara de farinha de babaçu (que pode ser substituída pela farinha de banana verde ou até mesmo maizena, mas eu não gosto porque a nossa maizena é transgênica, então, cuidado!)
200 g manteiga (nada de margarina, por favor!!!)
1 ovo
água para dar liga
1 colher de chá de goma xantana (é uma alga que ajuda a dar liga, mas se não tiver, não tem problema)

Coloque os ingredientes secos e faca um furo no meio. Coloque o ovo e a manteiga em pedaços. Vá amassando até formar uma massa homogênea. Pra chegar no ponto ideal, vai colocando água aos poucos (algumas colheres pequenas!!!!!!) até ficar fácil de trabalhar.

Forre o fundo de um pirex (eu usei um grande e esse menor da foto, porque queria presentear uma amiga com o empadão).

Coloque o recheio

Abra mais um pouquinho da massa que sobroupra colocar por cima (eu gosto de fazer bem fina a massa, porque não sou muito fã de empadões massudos. Pincele com uma gema.


Leve ao forno por uns 30 minutos ou até dourar (200º C)

Não deu tempo de tirar foto dele aberto hehehehe
Mas foi sucesso na casa da sogra!

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Essa menina se superou nesse empadão. Não deu pra quem queria provar...evaporou. Eu, mãe, claro, provei. Uma delicia. A textura é parecida com frango desfiado. MUITO BOM!!!! Nota mil!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Le ja consegui a jaca verde no terreno e segui o passo a passo do cozimento e botei pra congelar. So que nao desfiei nem piquei vou fazer isso qnd descongelar para fazer o empadão. Bjs glaucia

    ResponderExcluir
  4. Que legal Glaucia!!!! Depois me diz como ficou! Daqui a pouco eu vou passar nesse terreno ai, hein!? hahahah tá muito dificil achar banana verde e jaca verde. Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  5. Fiz o empadão agora no carnaval todo mundo adorou e achou que era frango quando falei que era jaca ninguem acreditou. Ficou muito bom! So a receita da massa que não segui porque nao tenho fecula de batata nem farinha de babaçu. Pode deixar qnd tiver no terreno mais jaca e banana verde te aviso. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Que legal! Não disse que fica muito parecido? Ninguém acredita.
    Que bom que gostou Glaucia! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu quero comprar um empadão de jaca. Moro no Rio de janeiro. Como faço? Tudo de jaca é muito gostoso.

    ResponderExcluir