domingo, 15 de dezembro de 2013

Maionese caseira

Para comer com carne, nada melhor do que uma maionese e farofa, não? Nada light, mas uma delícia. E pra deixar menos industrializado e mais saudável, nada melhor do que fazer nossa própria maionese.
Mas atenção! O tempo de vida dela é curto, portanto, faça porções ajustadas para o que for usar no dia. Costumo deixar mais ou menos uns 3 dias na geladeira se sobrar alguma coisa, mas mais do que isso não....
Para a maionese, uso sempre a receita do Claude, só que ao invés de fazer na mão, eu uso batedeira (muito mais prático heheheh). Aqui está o video em que ele faz a maionese. http://gnt.globo.com/quemarravilha/noticias/Dica-do-Claude--maionese-caseira.shtmlE aqui a receita com as minhas adaptações (eu não como óleo, então, fiz com azeite. E por isso coloquei gotas de limão, para quebrar o amargo do azeite).


Ingredientes:1 colher de mostarda de dijon1 gema250ml  azeite extravirgemSal e pimenta a gosto

1/2 limão

Modo de preparo:Ponha as gemas em um recipiente e mexa. Misture a mostarda, o sal e a pimenta. Acrescente, sem parar de mexer, o azeite e, por fim, quando estiver na consistência, coloque as gotas de limão aos poucos, até quebrar o amargo.


A partir daí a receita é clássica, né?

Cenoura picada em pequenos pedaços e cozida na água com sal
Batata em pedaços um pouco maiores, cozida na água e sal.
Salsa
Sal e pimenta do reino
1 cebola ralada

Modo de fazer. 
Coloque um pouco da maionese e tempere com a cebola ralada, sal, pimenta e qualquer outro tempero que você quiser. Junte a cenoura e batata e misture. Coloque o restante da maionese, acerte o sal e pimenta e pique bastante salsa por cima!
Bom apetite

0 comentários:

Postar um comentário