quinta-feira, 6 de março de 2014

Pão de queijo fake (de batata doce)

Essa receita foi a terceira que fiz até chegar no ponto certo, leia-se, o ponto que o Leo (marido) gostasse e ficasse o mais próximo possível do pao de queijo.
Comprei paezinhos parecidos da Monama organicos, mas quando comi e vi os ingredientes, não sosseguei enquanto nao fiz um parecido.
A ideia original era com batata baroa, so que elas nao estavam aparecendo na feira orgânica. E eis que surgiu na minha vida a tal da batata doce. De um lado, marido dizendo que não gosta. Por outro lado, eu doida para ver se gostava (minha mãe não curte, logo, não tinha o hábito de comer) e com vontade de usar na minha cozinha depois de ler os benefícios.
Da para fazer com inhame, aipim e batata inglesa também, mas aí é mole, né? Com os dois primeiros pra mim vai ser mais fácil ainda porque o Leo é louco por inhame e aipim. Então fui logo no desafio e lancei mão desse pao.
Na primeira tentativa ficou show! Na segunda, quem provou gostou, mas aí marido veio e disse que o primeiro tinha ficado melhor. E aí eu já não lembrava mais o que tinha posto. E ontem a noite fui para a cozinha decidida a pesar tudo e anotar. E aproveitei para fazer mais um teste: enrolei, coloquei em uma assadeira e levei ao congelador. Hoje de manhã foi só assar congelado mesmo para ver como ficaria. Resultado final: marido aprovou e a receita veio pra cá.
Esse pão é ótimo para substituir o pão de queijo industrializado. E é ainda  mais legal para fazer com  crianças porque elas podem ajudar a preparar e ainda é um lanchinho mais saudável e feito em casa. E pode fazer em grande quantidade e congelar. Depois deles congelados de um dia para o outro, é só tirar da assadeira e colocar em saquinhos. Assim eles não grudam!

Ingredientes
250 batata doce cozida e amassada
1 cs oleo de coco (ou manteiga ghee ou óleo de palma)
1 cc sal (pode colocar mais um pouco, aí depende do seu gosto)
1 cs chia
1 xícara de polvilho azedo (pode ser que precise de mais um pouco para dar liga)
1 ovo (caipira/orgânico!)


Modo de preparo
Amasse a batata doce ainda quentinha (mais fácil!). Junte o oleo e os ovos. Mexa bem.
junte o sal e a chia. E a partir daqui você comeca a ir juntando o polvilho. Antes de sair colocando tudo, vai aos poucos porque pode ser que o seu ovo seja maior ou menor que o meu. E isso vai influenciar um pouco. O ponto é quando a massa comeca a ficar mais durinha e não gruda mais tanto nas mãos. Mas não deixe que ela fique muito dura!
Vê se dá para ter noção com essa foto.


Deixe na geladeira por uns 20/30 minutos para ficar mais fácil de modelar e até mesmo para o polvilho ser absorvido (até por isso o bom é não exagerar no polvilho!).

Modele as bolinhas do tamanho de um pão de queijo. Coloque na assadeira e leve ao congelador. No dia seguinte, é só pegar essas bolinhas e guardar no saquinho para ir usando aos poucos.

Na hora de assar, preaqueça o forno a 180/200 e coloque os pães ainda congelados por uns 30 minutos ou até dourar. Bom café ou lanchinho!



Fazendo em grande quantidade da pra congelar e usar aos poucos...




Esse foi o de hoje:



E esse foi o primeiro que fiz:





6 comentários:

  1. Será que dá certo se eu substituir o oleo de coco por azeite ou oleo de soja ou de girassol?

    ResponderExcluir
  2. Dá certo sim! Não altera em nada

    ResponderExcluir
  3. Que lindos! Vou testar no fim de semana! Obrigada Lelê!

    ResponderExcluir
  4. Já provei este pão de queijo diversas vezes... É uma delícia e um sucesso, sempre que vem quentinho do forno, não dura nem 1 minuto na mesa...

    ResponderExcluir