domingo, 9 de março de 2014

Biomassa de banana verde

Vamos lá! Nunca pensei em fazer um post sobre isso, afinal, tem vários na internet. Mas como as amigas e a mãe pediram..... Aí vai.
Quase destruí o liquidificador da mamãe ao tentar bater e filmar ao mesmo tempo, mas tuuuuudo bem.

Algumas observações:


  • Faça num processador (daqueles grandões). Eles aguentam mais a banana sem precisar de líquido. Lembre que a banana verde é um alimento mais denso, gosmento e gruda em tudo. O liquidificador não aguenta muito bem
  • Se não tiver um processador, mas só um liquidificador, esse é o teste para saber se ele é bom. Mas aí coloque um pouco de líquido! Usei mais ou menos 200 mL de água para cada 7/8 bananas. Pode parecer muito, mas se você não quer destruir seu utensílio doméstico, faça desse jeito.
  • Se estiver fazendo no liquidificador, deixe as bananas no ponto! Deixei todas cortadinhas, exceto uma, que usei como "pilão". Depois enfiei a colher de silicone com todo cuidado do mundo (Não façam isso!) e não encostei na lâmina - ufa!
  • Quando resolver fazer a biomassa, faça em grande quantidade. Eu congelei em formas de gelo e em potinhos. Uso as forminhas de gelo para engrossar caldos, ou seja, quando preciso usar uma pequena quantidade. Os potes maiores são para fazer receitas que usam mais biomassa, tipo ganache, nhoque, etc. 
  • Para descongelar - e isso é MUITO importante - aqueça a biomassa (de preferência na panela com um pouco de líquido, se necessário). Não use ela assim que descongelar! Ela vai ficar borrachuda e não vai dissolver. Ela precisa ser aquecida para voltar à textura original! Se você não fizer isso, a receita não vai funcionar!
Espero que o vídeo ajude, assim como as fotos. Fiz muita biomassa porque meus sogros trouxeram quase 6 dúzias de bananas. Ainda distribui um pouco para minha mãe e mesmo assim ainda ficou muita coisa.



Vou descrever aqui o modo de fazer e anexar os vídeos.


Coloque água em uma panela de pressão e espere ferver (sem tampar, lógico!). Quando ferver, coloque as bananas com casca (é importante não tirar as pontinhas, ela precisa estar bem fechadinha). Tampe a penela de pressão. Quando ela começar a apitar, deixa uns 20 minutos (deixo esse tempo todo para que elas fiquem bem macias e mais fáceis de bater).



Espere que a pressão saia naturalmente (não force! Não quero ninguém se machucando depois hehehe)
Abra a panela de pressão e comece a tirar a casca da banana.



Muita gente usa a casca para fazer uma entradinha tipo beringela, mas ainda não usei, até porque já estava com a cozinha atolada hoje.


Bata a polpa da banana com um pouco de água (200 mL para cada 7 ou 8 bananas, como já disse acima).
Guarde em potinhos e fôrmas de gelo. Leve ao congelador.





2 comentários:

  1. Legal!!!! Fiz exatamente como vc ensinou...!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha... Eu ia te perguntar hoje como se faz biomassa! Comprei banana d'água, pode ser com ela, certo? Vou tentar e te mostro o resultado!

    ResponderExcluir