sexta-feira, 28 de março de 2014

Torta e pastel de forno sem glúten e sem lactose



Essa não é a receita mais prática para se fazer. Isso porque os ingredientes não são muito fáceis de encontrar. Mas o problema é que eu sou uma pessoa louca por feiras e supermercados. E isso faz com que eu compre todas as novidades. Depois eu fico um tempão pensando o que eu posso fazer.
E desde que eu diminui o consumo de trigo, a coisa mais difícil é encontrar produtos que deem a liga que o glúten dá. Diversas opções são sempre trazidas como "o grande substituto", tais como: farinha de arroz moti, biomassa de banana verde, goma xantana, amido e etc.

Acontece que eu tenho TUDO isso em casa. E eu queria fazer uma massa de torta/pastel de forno que não esfarelasse. E para não arriscar uma massa inteira, coloquei tudo que tinha (exagerada!!!) e deu super certo! A massa ficou elástica, ótima para modelar. Só não me pergunte qual foi o ingrediente responsável por isso hahahahaha

2 cs farinha de babaçu (ou amido de milho ou fécula de batata)
2 cs farinha de arroz moti (substitui por farinha de arroz mesmo porque não sei o que pode ser usado no lugar dela)
1,5 xic. farinha de arroz integral
1/2 xic polvilho azedo
1/2 xic. polvilho doce
2 cc sal rosa
1 cc bicarbonato
noz moscada
2 cs chia hidratada em 10 cs de água (deixe por uma hora ou duas de molho)
1/4 xic azeite
1/2 xic de agua
2 cc goma xantana
40 g de biomassa de banana verde (opcional)
1 ovo

Ferva a água  para diluir a biomassa (a minha estava congelada). Num bowl, misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Pode ser que precise de um pouco de água a mais, depende muito. Ela tem que ficar homogênea. Deixe descansar na geladeira enquanto faz o recheio.

O recheio da torta foi um frango desfiado que fiz assim: refoguei cebola, alho, frango, leite vegetal e biomassa para ficar cremoso. Mas aí você faz do jeito que gostar mais. O recheio do pastel foi uma mistura de cogumelos shiitake e portobelo refogados com cebola e alho.

Abra a massa com um rolo e aí corta redondo para fazer o pastel ou coloca numa forma se quiser fazer estilho torta.

Ficam as duas opções aí!












Um comentário: