quinta-feira, 6 de março de 2014

Torta de maçã - sem glúten e sem lactose

Vontade de comer um docinho hoje... Só que ainda não fiz as compras pós carnaval! Então tive que trabalhar com o que tinha em casa (quase nada!)
O recheio não fica cremoso, já que usei agar agar, mas da pra fazer usando biomassa ou amido de milho pra quem gosta (eu não uso porque ainda não encontrei um amido de milho que não seja transgênico).
Receita para uma tortinha pequena (usei um pirex pequeno que tenho, porção generosa para duas pessoas)

3 cs  farinha de arroz
1/4 xic farinha de amêndoa
1 cs óleo de palma (ou coco)
1 cs agua
2 cs açúcar mascavo
1 cs polvilho doce

Misture tudo ate virar uma massa homogênea. Espalhe em uma forma, deixando uma massa não muito grossa, cobrindo fundo e lateral.

Leve ao forno médio (180/200) por uns 12 a 15 minutos.

Recheio
1 xic de agua com 1 cs de whey protein sem sabor
1 cc baunilha (usei minha essencia caseira)
2 cs rasas de açúcar mascavo (pode diminuir ou substituir por adoçante, mas hoje eu tava na tristeza pós viagem e afundei o pé na jaca hehehe)
1 cc agar agar
1 maçã (1/2 eu ralei e a outra metade fatiei para enfeitar e dar um sabor crocante)

Misture todos os ingredientes (menos a parte fatiada da maçã) e leve ao fogo ate ferver. Coloque em cima da massa e decore com as fatias de maçã. Leve ao forno por uns 4 minutos e depois leve para gelar.



0 comentários:

Postar um comentário