domingo, 8 de junho de 2014

Tartelete de nutella caseira - sem glúten e sem lactose

De acordo com o marido, essa foi a melhor tortinha que eu já fiz!!!!! 
Parece que tem chocolate, mas não tem
Parece que leva leite, mas não leva
Parece que leva trigo, mas também não!!!!
Não chega a ser um prato em que podemos cair dentro, tem que ser apreciado com moderação, mas vale como uma bela sobremesa para um jantar mais elaborado.

E essa receita veio num final de semana em que fui conhecer dois restaurantes novos aqui no Rio e comecei a perceber como é difícil encontrar um lugar que ofereça sobremesas gostosas e sem lactose. 

Aqui em casa nós evitamos o glúten e o marido é MUITO intolerante à lactose e é a parte mais difícil de se evitar quando estamos falando de sobremesa. E por isso quis fazer esse mimo hoje, que ficou simplesmente divino!!!!

Vamos logo à receita, antes que eu esqueça :-)

Ingredientes massa
1/2 xícara de farinha de arroz
1/3 xícara de quinoa em flocos
1 cs ghee ou óleo de coco
3 cs água gelada
1 gema
1/3 xícara de melado de cana

Misture tudo até ficar uma massa homogênea e deixe gelar por uns 30 minutos. Abra com um rolo de massa usando duas folhas de plástico filme e forre forminas para tortinhas com aro removível (rende umas 4). Fure a massa e leve ao forno por 15 minutos até dourar.

Recheio
1 xícara de avelãs 
1/3 xícara de melado
leite vegetal para dar uma cremosidade

Asse as avelãs até dourarem. Espere um pouco e enrole num pano de prato. Vá rolando o pano de prato para tirar a casca das avelãs. Não precisa tirar todas! Algumas com casca vão dar esse tom achocolatado.

Bata no processados as avelãs ainda mornas até virar um creme (vai ficar como uma pasta de amendoim). Acrescente o melado e o leite vegetal até ficar cremoso. Você pode colocar cacau, mas como eu não tinha e as avelãs ainda estavam com um pouco de casca, deixei assim e ficou parecendo chocolate :-P

Recheie as tortinhas e salpique umas castanhas trituradas para enfeitar.

Bom apetite!!!!





0 comentários:

Postar um comentário