terça-feira, 1 de julho de 2014

Bolo de aniversário! (Sem glúten e sem lactose)

Eu queria um bolo de dois andares para comemorar meu aniversário. Mas como encontrar um sem glúten e sem lactose? Foi aí que resolvi fazer esse aí.... Confeitagem não é  a minha praia. Ficou meio bagunçado (como disse uma amiga, ficou rústico hahahah), mas estava bem gostoso. Na verdade, como usei coco fresco, preferi manter o bolo na geladeira. Mas da próxima vez que vou mudar isso. Ele ficou MUITO mais saboroso na temperatura ambiente (ficou fofinho e molhadinho). Não quis arriscar no dia, mas creio que o coco fresco aguente um pouquinho porque ele realmente ficou incrível depois de amolecido.

O recheio foi de creme de avelã e cobertura de ganache de biomassa com chocolate. Na verdade, a minha ideia de cobertura era outra, mas fiz uma tremenda confusão na cozinha. Eu tinha separado castanhas para fazer um leite vegetal e fazer uma cobertura de agar agar. Só que sem querer usei o leite vegetal para o que seria o brigadeiro. E aí ele ficou muito mole e virou a cobertura hehehehe

Vou escrever aqui a receita do bolo de cima, feito na assadeira com 22 cm. Com essas medidas dá para cortá-lo ao meio e colocar recheio e cobertura. A assadeira de baixo tinha uns 30 cm eu acho.

10 ovos
10 cs cacau (usei o da Callebaut, delícia!!!)
10 cs açúcar mascavo
1,5 cs fermento em pó 
100 g coco ralado fresco (fica mais gostoso do que aquele de pacote do mercado)
4 cs oleo de coco

Bata tudo no liquidificador e leve ao forno a 180º por uns 40 minutos na fôrma untada com ghee e cacau (assim ele não fica esbranquiçado). Para saber se o bolo está bom, use a técnica da vovó, espete um palito e veja se sai limpo.

Espere esfriar um pouco. 

Enquanto isso, prepare o recheio. 

500 g avelãs
açúcar mascavo a gosto

Asse as avelãs por uns 10, 15 minutos (cuidado para não queimar!). Tire do forno ainda quente e coloque num pano de prato. Esfregue um pouco para tirar o máximo possível da casca. Com elas ainda morninhas, processe em velocidade bem alta até virar uma pasta (é assim que se faz a famosa pasta de amendoim, só que aqui usando avelãs). Elas devem estar mornas porque isso facilita o processo de liberação da oleaginosa, por isso que ela vira uma manteiga quase. 

Junte o açúcar a seu gosto e está pronta! Para ficar um pouco mais durinha de trabalhar, voce pode colocar um pouquinho de água, mas bem pouquinho mesmo (não me pergunte o porquê, mas ela fica mais durinha com a água). 

Corte o bolo ao meio e recheie!

Cobertura
200 g biomassa
70 g chocolate amargo 70% (ou cacau)
açúcar mascavo a gosto
1 xícara de leite vegetal ou água

Mexa em forno baixo até incorporar os ingredientes e adquirir uma consistência de brigadeiro mole. É só rechear e pronto!


Esse coco ralado queimado aí foi pra enganar as imperfeições hehehhe


Olha a foto dele em temperatura ambiente.... Ficou muito melhor. Fiquei triste de não ter servido assim, mas.... 


Começando a confeitar e sujando toda a cozinha.....




0 comentários:

Postar um comentário