terça-feira, 1 de julho de 2014

Empadão de grão de bico - sem glúten e sem lactose

Essa era uma receita que minha prima fez, minha mãe fez, mas ninguém me passava a receita com detalhes, só falava mais ou menos o modo de fazer. Resolvi então adaptar ao meu jeito e anotar pelo menos o básico heheheh

E como no feriado conheci a Cris, uma amiga que não pode comer glúten, lactose nem ovo, quis experimentar a receita sem o ovo. Deu super certo! 

Além disso, usei como recheio a jaca verde (meu último saquinho congelado), já que ia servir para um amigo vegetariano. Só que dá certo usando frango ou carne, basta você fazer o recheio que preferir! Vou passar a receita reduzindo pela metade o que usei porque eu fiz um empadão grande. Essa quantidade deve fazer um pirex médio (quadrado ou retangular médio).


250 g  grão de bico cozido sem tempero
1 cebola pequena
2 dentes de alho
salsinha
1 cs de chia deixada de molho em 4 cs de água por uns 15 minutos (gel de chia)
sal
farinha de arroz até dar o ponto
temperos a gosto

Processe a cebola e o alho. Vá juntando o grão de bico e o gel de chia até incorporar. Acrescente a salsinha e bata mais. Acerte o sal ao seu gosto. Agora você vai acrescentar a farinha de arroz aos poucos até chegar num ponto parecido com a massa podre (não pode ficar muito seco nem muito molhado.... parece complicado, mas não é).

Eu untei um pouco o pirex para ficar mais fácil na hora de servir. Depois fui espalhando a massa no fundo e bordas, deixando massa para cobrir. Recheei e depois modelei a parte de cima. 

Forno por uns 30 minutos a 180º ou até dourar um pouco. 


Esse aqui levou uma pincelada de ovo porque assei pra mim só (queria experimentar antes de servir hehehe)



Aqui foi como eu levei ao forno, sem nada, só coloquei um pouco de azeite para dar uma cor

2 comentários:

  1. Obrigada pela receita!!! Adoro empadão, mas cortar o glúten é um sacrifício diário!

    ResponderExcluir
  2. Adorei!! :) Pensei que empadão era uma das coisas que eu nunca mais ia conseguir comer por causa das alergias! :D :D :D

    ResponderExcluir