segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Torta de pêra - sem glúten

Essa receita, na verdade, é uma releitura da torta de maçã da tia Alice, que publiquei AQUI, só que mudei algumas coisas, a começar pela substituição da margarina pela manteiga, a maçã pela pêra e por aí vai. Então resolvi repostar, até porque mudei as medidas e tal.

E essa receita ganhou a sua vez por aqui hoje por dois motivos: meu pai postou uma foto de quando eu era pequena com meu avô e meu tio-avô e isso me fez lembrar as reuniões familiares regadas sempre a muita comida (com a torta de maçã, claro!) e bagunça. Além disso, tinha aqui em casa muitas pêras que vieram na cesta orgânica. E ai juntei as duas coisas: a vontade que deu de comer a torta de maçã e as pêras. Assim testo uma nova maneira de fazer essa torta e aproveito os ingredientes que estão aqui.

Uma coisa interessante foi que, enquanto fazia essa receita, lembrei que na primeira vez que tentei fazer essa torta, fiquei meio tensa e liguei pra tia Alice várias vezes pra tirar dúvidas. Só que hoje em dia a saúde dela não permite mais fazer essa torta e acho que nem tirar as minhas dúvidas. E confesso que até bateu uma insegurança de executar a receita hoje, já que me deu a maior vontade de comer a clássica torta de maçã e eu já comecei mudando a maçã pela pêra (eu adoro fazer isso.... de vez em quando me ferro, mas faz parte).

Não tentei fazer sem lactose, farei isso na próxima vez. Mas como o intolerante aqui em casa é o meu marido e já fiz outras sobremesas sem lactose para o jantar que vamos fazer aqui em casa, está tudo bem! Essa será a minha receita pra mim! :-)

Rendeu uma torta grande (fiz no maior pirex que tinha aqui)

Massa:

2,5 xic de farinha sem glúten
160 g manteiga gelada
suco de 1 limão
1 xícara de açúcar demerara (o mascavo vai deixar a massa escura) ou adoçante
1 cs fermento em pó (use 1/2 colher porque o fermento que tenho aqui é muito fraco)

Misture tudo até ficar uma farofa homogênea. Forre o fundo e as laterais de um pirex grande e alto com essa massa. Deixe descansar na geladeira por 1 hora mais ou menos.

Depois pegue duas pêras (ou mais, depende do tamanho da sua) e corte em fatias colocando por cima da massa (como queria bastante gostinho de pêra, fiz duas camadas de fruta). Ah! Não precisa descascar se for orgânica! Aliás, eu praticamente uso todas as frutas e legumes com casca (quando possível, claro), já que compro orgânicos. Não vejo necessidade de descascar. Primeiro porque tenho preguiça e segundo porque você perde nutrientes desnecessariamente.

Recheio:
450/500 mL de creme de leite fresco (depende do tamanho da garrafa que você comprar, já vi de 450 e 500)
4 ovos pequenos (se estiverem muito grandes, mude pra 3. E, se quiser, pode tirar a pele da gema, mas fica a seu critério)
5 cs açúcar demerara

Misture tudo e coloque por cima das pêras. Leve ao forno médio (180) por uns 40/50 minutos ou até dourar e ficar um pouco firme (não precisa esperar ficar tipo pudim na travessa não, ela fica mais firme quando esfriar!)

Bom apetite!

Um comentário:

  1. Maravilhosa!!! Que massa! Tudo delicioso.
    Irá para meu blog nos próximos dias, com as devidas referências. www.receitasaprovadas.com.br

    ResponderExcluir