quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Salada de peixe defumado com grão de bico

Momento marmita!!! Diante da minha atual necessidade de levar marmita todos os dias para um lugar em que não há como esquentar a comida (tudo bem que ainda que houvesse microondas, eu não uso esse treco), a arte de variar os pratos fica cada vez mais complexa. Mas colocamos a cabeça pra funcionar e até que acaba saindo um almoço delícia praticamente todos os dias!

Então, para tentar ajudar as amigas que vivem me perguntando dicas para variar o cardápio (alô Carol!! heheheheh), vou colocar aqui algumas receitas que tenho feito pra mim (como acaba sendo um negócio meio do meio dia a dia, as fotos serão tenebrosas, mas definitivamente esse não é o meu talento :-)

Essa receita rende o suficiente para duas pessoas

2 ovos (opcional! Como dá pra ver, eu esqueci completamente de colocar no prato.... e olha que eles já estavam cozidos...)
1 cebola ralada ou picada 
400 g grão de bico cozido (Não esquecer de deixar de molho por, pelo menos 24 horas e lavar muito antes de cozinhar!!!!)
100g Espinafre
1 pacote de 150 g de salmão defumado (ou atum ou outro peixe da sua preferência. Se for usar em lata, talvez tenha que usar duas, vai do seu gosto)
Sementes de girassol (eu usei muitas sementinhas porque adoro!!)

Molho:

2 cs suco de limão (usei siciliano)
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de açúcar mascavo 
1/4 xícara de azeite
Sal e pimenta do reino moída na hora

O modo de fazer é intuitivo praticamente. Depois de cozinhar o grão de bico (ele não deve ficar cozido, mas não muito mole), escorra bem e coloque num bowl. Acrescente o peixe desfiado e a cebola ralada ou picada. Misture bem. Acrescente o espinafre rasgando um pouco as folhas para que não fiquem muito grandes e misturem bem nos outros ingredientes. Por fim, salpique as sementes de girassol

Se você for levar de marmita, leve o molho em um pote separado e misture somente na hora. Se você misturar o molho na véspera, isso pode "queimar" as folhas de espinafre, que vão ficar muito murchas. Eu geralmente levo o molho num potinho separado e misturo na hora.

Para fazer o molho, é só misturar todos os ingredientes, colocando o sal e pimenta ao seu gosto. Feche o potinho e deixe apurar para usar na hora que for comer a salada.

E marmite feliz!!!



0 comentários:

Postar um comentário