quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Molho de tomates

Algumas pessoas acham essa receita trabalhosa. Realmente, se você decidir fazer o molho de tomates toda vez que precisar usar, pode ser que fique um pouco cansativa. Mas nada que você não possa ajustar ou, nesse caso, fazer em maior quantidade e congelar! Eu procuro ter sempre molho de tomates pronto em casa porque facilita quando preciso de uma comida rápida, afinal, dá para descongelar na panela e em um instante temos um macarrão :-)

3 kg tomates
3 cebolas pequenas (uma por quilo)
6 dentes de alho
1/2 maço de manjericão (opcional)

Dessa vez eu resolvi tirar a pele do tomate (já fiz uma vez tirando pele e sementes, mas resolvi fazer mais simples dessa vez). Se você estiver sem tempo, pule essa parte. Mas eu fiz um pequeno corte no bumbum do tomate e coloquei na água que estava fervendo. Deixei uns minutinhos até verificar que a casca estava soltando já.



Nesse momento, escorri o tomate e coloquei em uma bacia com água gelada para que eu pudesse retirar as peles. 


Dei uma picada grosseira no tomate e joguei na panela com a cebola cortada em pedaços grandes e o alho. Tampei e deixei cozinhar até secar um pouco a água do tomate. Quando começou a ferver, deixei a panela semi aberta para facilitar. Deve ter ficado no fogo uns 30 minutos. Coloquei, então, o manjericão (não gosto de cozinhá-lo muito tempo), desliguei o fogo e abafei a panela.


Depois de frio, bati tudo no liquidificador e separei em potes de 300 mL e congelei! 






0 comentários:

Postar um comentário