quarta-feira, 26 de junho de 2019

Brownie sem glúten e sem lactose






160 g chocolate 75%
110 g manteiga (aí teremos a lactose da manteiga) ou ghee ou óleo de coco desodorizado (o óleo de coco comum deixa sabor bem acentuado)  ou óleo de girassol
4 ovos
100 a 120 g açúcar demerara (se você gosta do sabor mais amargo, mantenha 100g, mas se prefere mais doce, aumente para 120)
80 g farinha sem glúten (eu costumo ter uma mistura pronta sempre em casa. Dá para fazer na seguinte proporção 1 xícara de farinha de arroz, 1/2 xícara de fécula de batata e 1/4 xícara de fécula de mandioca. Mistura tudo e mantém no pote. Se for usar uma pronta, gosto muito da Bob's Red Mill e Amina)
1 pau de canela


Derreta o chocolate e manteiga em banho maria, colocando o pau de canela junto até que a mistura derreta. Retire o pau de canela. Bata os ovos e o açúcar na batedeira até que dobre de volume. Depois vá incorporando a mistura de chocolate aos poucos. Por fim, acrescente a farinha e o fermento delicadamente.

Distribua em forminhas (to in love total com essas marmitinhas de alumínio. Não precisa untar e fica um charme) e leve ao forno pre aquecido a 200 graus por 10 a 12 minutos.
Atenção!!! Aqui é o grande segredo! O tempo de forno. O brownie precisa ficar molhadinho e quanto mais tempo no forno, mais ressecado. Você precisa conhecer seu forno porque há muitas variações (tenho dois fornos e cada um funciona de forma diferente). Eu costumo tirar quando olho para os brownies e a mistura não está líquida,mas ao mesmo tempo não está completamente cozida. Estão úmidos. Aí tiro do forno e deixo em cima do fogão (desligado, claro!!! hahaha). Não gosto de botar em superfície de mármore porque acho que dá um choque térmico muito grande.

É isso! Espero que dê certo!

0 comentários:

Postar um comentário