domingo, 7 de setembro de 2014

Brownie de doce de leite de amêndoas - sem gluten e sem lactose

Depois de aprender com a Jaqueline e Victor, da Dorian Gastronomia, a fazer o melhor brownie funcional que já provei, eles me inspiraram a fazer uma versão de doce de leite de amêndoas. Isso porque eu até gosto de chocolate, mas não é o meu vício. Quando o assunto é doce, eu simplesmente AMO doce de leite. Ele e a goiabada disputam o lugar no meu coração juntamente com o pudim (de....leite hehehe).

Geralmente quando vem alguém aqui em casa, eu procuro fazer algo com chocolate porque sei que é paixão nacional. Mas como esse final de semana eu queria fazer uma jaca pra mim mesma, resolvi atender ao meu gosto e do marido, que compartilha comigo esse amor por doce de leite. Como aqui em casa o intolerante à lactose é ele, fizemos uma versão lacfree. E deu mega certo. O brownie já acabou!!!!

200 g de doce de leite de amêndoas (RECEITA AQUI)
150 g de ghee (manteiga clarificada)
1 xícara de açúcar de coco (se for usar o demerara ou mascavo, reduza para 3/4 de xícara)
1 xícara de farinha sem gluten
2 cs farinha de banana verde
3 ovos
nozes picadas (opcional)

Derreta a manteiga ghee com o doce de leite de amêndoas. Em outro bowl, junte o açúcar e as farinhas. Acrescente a mistura de doce de leite com ghee até ficar homogêneo (isso ajuda a esfriar a mistura). Coloque os ovos e mexa bem. Eu untei uma fôrma quadrada (mais ou menos 21x21) e coloquei a massa. Espalhei nozes picadas e levei ao forno pre aquecido a 180º por 25 minutos.




0 comentários:

Postar um comentário