segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Biscoito de manteiga de amendoim - sem glúten e sem lactose

A tal pasta de amendoim agora está super na moda. Eu nunca tinha experimentado. Como muito a pasta de castanha de caju e de amêndoas. Resolvi comprar aqui uma pasta de amendoim mega natural, só os amendoins e pronto. Resultado: não curti.... Achei meio enjoativo, sei lá. Muito diferente das pastinhas de castanhas. Definitivamente não é o meu forte. Mas como eu sou exagerada em tudo, o pote era enorme e eu não queria mais comer.
Fuçando minhas novas aquisições culinárias, que incluem dois livros do Gordom Ramsay (que custaram 5 libras, ou seja, mais ou menos vinte reais cada!), achei uma receita de biscoitinhos de pasta de amendoim recheados com pasta de amendoim e geleia. Como eu não teria pasta de amendoim suficiente e não gostei tanto dela assim, resolvi adaptar a receita só colocando pasta de amendoim na massa, reduzindo o açúcar, tirando o glúten e tudo mais. Basicamente: thanks Gordom pela ideia, mas mudei tudo que você escreveu hehehehe

Então vamos lá!

70 g ghee
140 manteiga de amendoim
1 cc bicarbonato
100 g farinha sem glúten (um mix desses que vendem em qualquer loja de produtos naturais)
30 g farinha de amendoas
pitada de sal marinho
100 g de açúcar mascavo ou demerara ou adoçante culinário
sementes de 1/2 baunilha (ou 1 colher de sopa de extrato. Eu uso essa receita  AQUI da Pat Feldman)
1 ovo
Chocolate 70% ou geleia da sua preferência (fiz uma de raspberry porque era o que tinha aqui)

Pre aqueça o forno a 180 graus.
Coloque num bowl a farinha sem glúten, farinha de amêndoas, bicarbonato e sal. Misture.  Em outro bowl, bata a manteiga de amendoim, ghee e açúcar. Bata até ficar cremoso. Adicione a baunilha e o ovo. Acrescente aos poucos a mistura de farinhas até ficar homogêneo. Faça bolinhas e, com os dedos, faça um furo no meio. Coloque em uma travessa untada com papel manteiga (eu coloquei direto na travessa porque esqueci). Ponha pedaços de chocolate em alguns e geleia em outros (eu gostei muito mais do de chocolate, mas o marido gostou mais do de geleia). E leve ao forno por mais ou menos 12 minutos. Aï depende muito. Os meus acabaram ficando uns 16 minutos porque ainda não estavam dourados. Fique de olho após 10 minutos para que eles não passem do ponto. O certo é estarem douradinhos. Ainda quentes, passe para uma grade para que esfriem, mas não fiquem moles. Na grade eles "secam" melhor.
Não reparem nas fotos. Eu não sou muito boa para modelar as coisas. Geralmente fica tudo torto.





0 comentários:

Postar um comentário