quarta-feira, 1 de julho de 2015

Salada de grãos


Comi esse prato num restaurante por aqui e achei uma excelente opção para levar de almoço na marmita, já que pode ser consumido quente ou frio. Tentei fazer com o que tinha em casa e deu super certo, ficou crocante e com muitos sabores.

Detalhe: geralmente eu deixo os grãos de molho, o que diminui o tempo de cozimento consideravelmente, mas como não tive tempo de fazer isso dessa vez, coloquei o tempo de cozimento normal.

Ingredientes:

3/4 xícara de lentilha
3/4 xícara arroz selvagem (é esse grão comprido e escuro na foto)
1/2 xícara de quinoa
3/4 xícara de amêndoas
1 cebola grande (ou duas médias)
1 cenoura média ralada
1 embalagem de cogumelos frescos e orgânicos
150 g queijo feta
1 cs manteiga ghee 


Ferva uma chaleira de água. Coloque na panela a lentilha e o arroz selvagem. Coloque 3 xícaras de água e deixe cozinhar em fogo baixo com a panela semi-tampada por 30 minutos (verifique se a água não secou e, se precisar, coloque mais água). Acrescente a quinoa e mais 1 xícara de água. Deixe cozinhar por mais 20 minutos, quando a água já terá evaporado. Reserve. Em uma frigideira grande, coloque 1/2 colher de sopa de manteiga e refogue os cogumelos com a cenoura ralada até que os cogumelos estejam cozidos. Reserve. Na mesma frigideira, refogue a cebola na manteiga restante até que esteja macia. Acrescente as amêndoas e deixe a cebola caramelizar e a amêndoa dourar um pouco. Num pirex, misture os grãos, os cogumelos e as cebolas com amêndoas. Arrume direitinho e espalhe pedaços de queijo feta. Leve ao forno alto por uns 6 minutos, só o tempo do queijo dourar um pouco. 


0 comentários:

Postar um comentário