sábado, 5 de julho de 2014

Pão de queijo de tapioca da Pat Feldman

Todo mundo que prova esse pão de queijo me pede a receita. Ele é simplesmente maravilhoso!!!! 

A receita não é minha, é da Pat Feldman (do site Crianças na Cozinha). A única coisa que eu fiz foi diminuir a quantidade de gordura e aumentar um pouquinho a quantidade de queijo na receita (porque eu sou viciada em queijo), mas se fizer do jeito que ela ensina, vai dar mega certo e ficar uma delícia!

A receita original está nesse link: http://pat.feldman.com.br/2012/07/12/pao-de-queijo-com-tapioca/

Mas vou reproduzir aqui com as minhas adaptações:

1,5 xícaras de tapioca (aquela do cuscuz!!! NÃO é a goma de tapioca) 
3 xícaras de leite 
1/2 xícara de gordura de óleo de palma (ou coco ou manteiga) 
2 ovos caipiras
1,5 xícara de queijo parmesão ralado na hora
1,5 xícara de queijo meia cura ralado
1 colher de sopa de sal (ou mais, à gosto)
2 xícaras de polvilho doce e azedo (fui colocando um pouco de cada. A medida aqui é aproximada, o suficiente para a massa soltar dos dedos)
Aqueça o leite com a gordura de coco até quase a fervura e jogue sobre as pérolas de tapioca, num recipiente grande e fundo de vidro. Espere esfriar.
Junte os ovos, os queijos, o sal e uma parte do polvilho, amassando sempre. Vá acrescentando mais polvilho aos poucos, até obter o ponto em que a massa solte dos dedos – essa massa não chega a soltar totalmente, acho que por causa das pérolas de tapioca hidratadas, que ficam meio “chiclete”.
Forme bolas com a massa mais ou menos do tamanho de uma bola de ping-pong e transfira para uma assadeira levemente untada com manteiga. Asse em forno pré-aquecido por cerca de 35 minutos ou até o topo do pão de queijo dourar.
Se preferir fazer em maior quantidade, pode congelar as bolinhas e quando quiser comer, coloque no forno congeladas mesmo! Aliás, é uma ótima opção de lanches para termos em casa. 

0 comentários:

Postar um comentário